terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Tutorial mame 32

Tutorial: MAME (versão 32 Plus! 0.119)



Atendendo à vários pedidos que recebi semanas atrás, finalmente resolvi fazer um pequeno tutorial sobre o emulador de múltiplas placas de arcade MAME (Multiple Arcade Machine Emulator). Esse tutorial visa informações básicas, conforme pediram, para, no mínimo, conseguir emular os jogos e configurar controles e algumas nuances da imagem.

Uma das coisas que mais notei a dúvida era sobre qual a versão correta do MAME para baixar. Eu diria que aí depende muito do seu conhecimento na plataforma. O MAME original, puro, foi feito com base em linhas de códigos e não é algo muito fácil e amigável de se mexer. A versão mais simples e fácil é a 32Plus, onde foi implementada uma interface muito parecida com a de outros emuladores, além das opções serem mais simples de se encontrar.


A versão que sempre usei foi a MAME32 Plus 0.119. Existem outras, algumas mais pesadas, outras mais leves, mas essa em específico vai rodar facilmente a enorme maioria dos jogos e é a que vou utilizar nesse rápido tutorial. Um dos locais para baixá-la que recomendo é o Planetemu.net, um site francês abarrotado de roms e emuladores. Apesar do idioma (inteiro em francês), é bastante fácil encontrar os emuladores MAME para Windows ali.

NOTAesse tutorial é bastante simples e foi feito com base nos meus testes, tanto num Celeron meia boca com 400MB de ram, quanto no meu atual Athlon X4 com 4GB de ram, não importando as placas de vídeo (ambas onboard). O tutorial visa ajudar quem ainda não consegue emular jogos de arcade no MAME, nada muito além disso. Mais um adendo: aqui não é explicado como jogar online pelo Kaillera. Para especificações mais precisas sobre performances melhores ou de como fazer para jogar online, infelizmente terão que procurar no Google.

Parte 1 - Configurando o MAME

Assim que executar pela primeira vez o .exe do programa, ele vai abrir uma tela listando os jogos disponíveis. Note que existem diversas colunas nessa tela, como as pastas do lado esquerdo, um menu de opções no alto, ícones logo abaixo, a lista de jogos no centro e, mais à direita, uma série de colunas com diversos nomes como flyer, snapshot, cabinet, etc. Tudo isso eu vou falar rapidamente em breve, por enquanto, vamos ao mais importante.



Do lado esquerdo existem várias pastas que, na verdade, servem como filtros para listar os jogos. Como o MAME emula uma infinidade de placas das mais variadas produtoras, esse esquema de filtros ajuda bastante quando se está querendo achar algum jogo de determinada produtora, ano de lançamento, jogos clonados e tantas outras opções. A lista começa com All Games, que vai listar TUDO, desde jogos disponíveis até que não foram baixados e vai até os Favorites, que são os jogos mais jogados no emulador.

Pois bem, aqui eu SEMPRE deixo no Avaible, que vai listar todos os jogos baixados e que estão disponíveis no emulador (ali selecionado Caddilacs and Dinosaurs), um jeito mais simples de achar tudo facilmente. Mas, depois de baixar vãrios jogos (nesse Planetemu tem mais de 20 mil!), dá pra brincar com os filtros facilmente.

Enfim, vamos às configurações padrão que sempre mantenho aqui. Clique em Options e depois em Default Game Options. Essa é a tela de configuração completa do emulador.



Geralmente eu deixo da forma que está abaixo, pois gosto de rodar os jogos em janela (pra mim é mais prático, pois mexo com diversos programas ao mesmo tempo), à não ser que deseje desfrutar de algum jogo em sua plenitude da tela cheia.



Na aba Advanced, há uma importante opção à ser escolhida aqui e é onde muita gente se esquece. Caso seu computador não tenha uma placa de vídeo dedicada (leia-se: offboard), mantenha como mostrado abaixo (Directdraw), ou então os jogos não vão rodar. Eu não sei explicar muito sobre isso, não conheço os termos técnicos necessários para tal, mas sei que essa opção mal escolhida acaba fazendo 8 entre 10 usuários do emulador desistirem. Um dos problemas pra se emular o MAME mora nessa pequena opção.



Agora, os jogos... O MAME tem uma particularidade que é preciso ser citada: JAMAIS deszipe seus jogos baixados, muito menos os renomeie. Se o jogo veio como dino.zip (caso de Cadillacs and Dinosaurs), deixe como está, apenas mandando o arquivo para a pasta ROMS, criada à partir do momento em que se executa o emulador pela primeira vez. Se mudar o nome, ou deszipar, o emulador não vai reconhecer. Isso depende de DIVERSOS fatores que não necessitam ser explicados aqui, mas que envolvem desde as linhas de comando da versão do MAME até mesmo a programação do mesmo. Como o objetivo aqui é mostrar as configurações básicas para se poder ao menos jogar os jogos, não vou me ater à isso (até porque eu precisaria dar uma pesquisada antes).

Bom, jogo baixado, colocado devidamente na pasta ROMS, é hora de dar uma olhada no filtro Avaible pra ver se ele aparece ali. Clique em Avaible e aperte F5 para atualizar a lista. Se tudo foi feito corretamente (jogo na pasta rom sem renomear/deszipar), o game aparece ali, em verde, disponível. Bastam 2 cliques para começar a diversão.

A primeira tela que surge quando se abre um game no MAME, geralmente, é essa, cheia de informações sobre ilegalidade de cópias, crimes, etc. Para continuar, aperte para os lados nas setas do teclado ou simplesmente digite OK.



A segunda tela mostra geralmente algumas especificações do jogo, a placa que ele usa, o processador, ano de fabricação, chip de som e resolução de tela original da máquina. Nada muito interessante, mas serve como curiosidade. Aperte ENTER para prosseguir.



Agora começaremos a segunda parte do tutorial, onde configuramos controles, damos um tapa no visual do jogo entre outras coisinhas.

Parte 2 - Configurando o JOGO

Assim que entrar no jogo (na maioria deles, pelo menos), já vão pipocar na tela as palavrinhas mágicas:INSERT COINS. Para inserir fichas infinitamente, aperte 5 no teclado numérico acima das letras (não no teclado numérico da direita) e, em seguida, aperte 1 para começar.

Em qualquer momento, de qualquer jogo, a tecla P serve para pausar a emulação. Com o jogo pausado, vamos às opções do mesmo: aperte TAB para que apareça mais um menu (o botão ESC serve para voltar). Nele, são listadas várias opções, dentre todas, essas são as principais:

IMPUT GENERAL: aqui são definidos controles universais para até 8 jogadores (acredito que apenas alguns jogos de cartas permitam tantos jogadores assim). Define-se desde 16 botões para os mais diversos fins nos jogos, até mesmo pedais para jogos de corrida, manoplas para outros jogos de corrida, botões para apostas em jogos de cartas, etc, nada muito útil, na verdade. O mais importante aqui é o USER INTERFACE e oOTHER CONTROLS, onde se define os botões para inserir fichas e dar Start para todos os jogadores, definir botão para tirar screenshot, pausar o emulador, Save State, Load State até controlar o volume e aumentar o frameskip ou diminuí-lo.



IMPUT THIS GAME: essa é a opção mais usual para mudar os controles do jogo. Aqui dá pra definir os botões para inserir fichas e dar start nos jogadores disponíveis no atual jogo rodando e definir todos os controles em si.

IMAGE ENHANCEMENT: aqui são definidos os diversos filtros de imagem, já conhecidos de emuladores como o Fusion (Mega Drive) e ZSNES (SNES). Alguns podem pesar, caso seu PC não seja lá grande coisa (como o meu).

Após configurar tudo, só falta jogar. São milhares de roms espalhadas pela internet (conheço pessoas com mais de 5 mil roms de MAME), mas nem todas são jogáveis ainda. Alguns jogos em 3D principalmente, como alguns arcades de corrida, ainda são precariamente emulados ou então nem funcionam, restando ter paciência ou tentar outro emulador mais específico. Do resto, é só alegria.

Parte 3 - Melhorando o MAME

Vocês se lembram, no começo do tutorial, quando eu falei sobre a tela principal do emulador, que existem alguns espaços do lado direito do mesmo com diversas abas (flyer, snapshot, etc)? Pois bem, essas são as melhorias que podem ser feitas no emulador, adicionando flyers de propaganda para cada jogo, ícones, snapshots e até fotos de cabines dos arcades, informações, manual de instrução, etc. Tais arquivos são encontrados em lote em sites da internet, não são muito fáceis de achar, mas, pelo menos os ícones e snapshots para o MAME você encontra facilmente.

Abaixo, algumas imagens de como deixei meu MAME após uma tarde de pesquisas:



De longe, os ícones e snapshots são outra cara pro emulador, pois dá pra saber do que se trata cada jogo sem ter que entrar em cada um deles. Outras melhorias incluem mudar a fonte do emulador, colocar novas cores nas fontes e etc, dando um visual bastante único. Tudo isso é modifícável no menu Options > Default Font, muito simples de configurar.

Bom, era isso que eu tinha pra passar sobre o MAME. Existem muitos tutoriais bem mais completos que o meu pela net, mas espero ter ajudado muita gente a emular essas verdadeiras relíquias do passado. Abraços à todos e boa jogatina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário